Loading

quarta-feira, 29 de junho de 2011

As 48 Leis do Poder - PARTE I


Como prometi, falei que iria postar quase que diariamente um resumo do livro de Robert Greene e Jost Elffers, As 48 Leis do Poder, que um manual formidável na arte de manipular as pessoas. Será uma série de 12 posts, cada um com quatro leis. A seguir, você pode degustar um pouco. Como já aconselhei, o bom é ler o livro todo, no entanto para quem não tem tempo, pode desfrutar das idéias principais.

LEI 1

NÃO OFUSQUE O BRILHO DO MESTRE

Faça sempre com que as pessoas acima de você se sintam confortavelmente superiores. Querendo agradar ou impressionar, não exagere exibindo seus próprios talentos ou poderá conseguir o contrário inspirar medo e insegurança. Faça com que seus mestres pareçam mais brilhantes do que são na realidade e você alcançará o ápice do poder.

Nesse princípio básico é que se baseiam aqueles que para galgar o poder parecem ovelhas ao auxiliarem seus chefes, pessoas acima na hierarquia, etc, cuja subserviência parece imprescindível. Porém, mais tarde, passarão a perna assumindo seu lugar ou derrubando-o.

LEI 2

NÃO CONFIE DEMAIS NOS AMIGOS, APRENDA A USAR OS INIMIGOS

Cautela com os amigos, eles o trairão mais rapidamente, pois são com mais facilidade levados à inveja. Eles também se tornam mimados e tirânicos. Mas contrate um ex-inimigo e ele lhe será mais fiel do que um amigo, porque tem mais a provar. De fato, você tem mais o que temer por parte dos amigos do que dos inimigos. Se você não tem inimigos, descubra um jeito de tê-los.

Precisa dizer mais alguma coisa?

LEI 3

OCULTE AS SUAS INTENÇÕES

Mantenha as pessoas na dúvida e no escuro, jamais revelando o propósito de seus atos. Não sabendo o que você pretende, não podem preparar uma defesa. Leve-as pelo caminho errado até bem longe, envolva-as em bastante fumaça e, quando elas perceberem as suas intenções, será tarde demais.

Por esta razão mente-se tanto na política, às vezes na administração de situações, cuja finalidade são seus interesses particulares. Quanto mais nuvens, conversas para desviarem do objetivo verdadeiro, melhor.

LEI 4

DIGA SEMPRE MENOS DO QUE O NECESSÁRIO

Quando você procura impressionar as pessoas com palavras, quanto mais você diz, mais comum aparenta ser, e menos controle da situação parece ter. Mesmo que você esteja dizendo algo banal, vai parecer original se você o tornar vago, amplo e enigmático. Pessoas poderosas impressionam e intimidam falando pouco. Quanto mais você fala, maior a probabilidade de dizer uma besteira.

Percebe por que é tão difícil negociar no mundo da política? Economizar nas palavras e deixar a outra parte se debruçando no debate é a meta.

O objetivo principal dessa série de posts é dar uma visão de como se proteger desses manipuladores que nos rodeia, os quais, consciente o inconscientemente, usam tais princípios para conseguirem o que querem de nós, e o que querem simplesmente para si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário